Engraçado que eu nunca fui uma pessoa do Carnaval, mas o carnaval sempre esteve em mim.
Tenho pensado nisso faz alguns anos, especialmente depois que fiquei na Ásia preso por causa da pandemia em 2020. Eu ficava com muita saudades dos ritmos do Brasil e de tudo o que ele pode nos oferecer. Na China, pouco se conhece sobre o Brasil, e eu ficava super feliz quando me perguntavam como era o meu país e eu sempre mostrava o Carnaval como referência. Os chineses ficavam pasmos com tão pouca roupa! É muito fora da realidade deles!
O Carnaval é bonito, é alegre, é divertido. O carnaval acima de tudo é democrático, é eclético. Eu gosto muito do Carnaval apesar de nunca sair pra folia, e o que eu mais gosto é de ver as fotos, é músicas lindas que o carnaval traz, gosto da paz de ficar em casa, mas acima de tudo gosto da ideia de carnaval.
Ser brasileiro é sempre ter uma pontinha de esperança pra tudo, seja no trabalho, na vida social, na paz. Ser brasileiro é entender que o Carnaval pode ser nosso cartão de visitas para o mundo, nos negócios principalmente. O Carnaval abre portas, abre alas, abre espaços. Será que estamos dando ao carnaval tudo o que ele merece?
O Carnaval não é apenas uma festa, é um negócio e precisa ser vendido como negócio. É um negócio que movimenta milhões de reais anualmente, que possui uma ampla gama de fornecedores que trabalham para o evento e muita, mas muita gente que depende do Carnaval.
O Brasil é muito mais que o Carnaval, mas eu quero muito mais Carnaval no Brasil.
Viva a folia!